Vida de empreendedor, vida de sorte?
- leroyjane
- 27 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2021
Se você achou que se tornar empreendedor resolveria os problemas da sua vida profissional, sinto te dizer que talvez você tenha se enganado.

Se você achou que se tornar empreendedor resolveria os problemas da sua vida profissional, sinto te dizer que talvez você tenha se enganado. Ser dono do seu próprio tempo, ter a segurança de não ser demitido, e não ter que lidar um chefe chato, ou ficar rico, são motivos muitas vezes atrativos para se tornar empreendedor, mas em muitas outras vezes, motivos errados. Uma ilusão até eu diria.
Nós sabemos que no Brasil temos um número alto de empresas abertas constantemente. Empreendimentos de pequeno e médio porte são mais da metade das empresas abertas. No entanto, o que não se divulga com tanta frequência é que essas mesmas empresas morrem ainda com pouco mais de 1 ano de vida. E podemos perguntar, mas por quê?
Os especialistas de plantão acreditam (e eu também!) que muitas dessas empresas que são fechadas, não passaram por processos de pesquisa, planejamento, organização de fato de suas atividades. São empresas vindas da necessidade de sobrevivência de empreendedores.
Acreditar que errar e tentar novamente vai resolver o problema, muitas vezes pode ser ingenuidade do empreendedor de primeira viagem. Nem sempre vai ser assim. Portanto, é preciso ter uma boa dose de senso analítico das situações para saber o que fazer e quando fazer.
Por fim, é preciso ter noção que empreender é um caminho profissional como outro qualquer, é com um passo atrás do outro, se preparando, estudando, que se chega em algum lugar. E também como qualquer circunstância da vida, tem altos e baixos, atividades chatas e outras interessantes, ganhos e perdas. Por isso, preparar-se é essencial para não viver sofrendo e com sabedoria enfrentar e encontrar saída para os momentos ruins.









Comentários